Puericultura
A puericultura é uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.
A ideia é avaliar como a criança se utiliza de todos esses aspectos para se relacionar com as pessoas à sua volta. Com a puericultura, o pediatra tem condições de detectar precocemente distúrbios psicomotores, nutricionais ou de crescimento, por exemplo, antes que eles cheguem a causar prejuízos irreversíveis.
É como se fosse uma espécie de “medicina preventiva para crianças”.
Por ser voltada à detecção precoce de problemas, o serviço de puericultura se diferencia do diagnóstico e do tratamento clínico. Através da observação atenta ao histórico de desenvolvimento da criança, é possível diagnosticar falhas ou atrasos do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir assim que essas alterações forem detectadas.
A puericultura deve ser realizada desde os primeiros dias de vida, se estendendo até o final da adolescência. Ela tem papel fundamental no suporte à amamentação, na orientação vacinal, na introdução de novos alimentos na dieta e no monitoramento dos fatores de risco ao longo do desenvolvimento da criança.